27 de novembro de 2010

Linguagem de Programação: C++

Introdução à Linguagem

C++ (em portuês lê-se "cê mais mais") é uma linguagem de programação multiparadigma e de uso geral. A linguagem é considerada de médio nível, pois combina características de linguagens de alto e baixo níveis. Desde os anos 1990 é uma das linguagens comerciais mais populares, sendo bastante usada também por grandes grupos de pesquisadores(universitários) por seu grande desempenho e base de utilizadores.
Bjarne Stroustrup desenvolveu o C++ (originalmente com o nome C with Classes, que significa C com classes em português) em 1983 no Bell Labs como um adicional à linguagem C. Novas características foram adicionadas com o tempo, como funções virtuais, sobrecarga de operadores, herança múltipla, gabaritos e tratamento de exceções. 


Após a padronização ISO realizada em 1998 e a posterior revisão realizada em 2003, uma nova versão do padrão da linguagem está em desenvolvimento. Conhecida informalmente comoC++0x,seu lançamento está previsto para 2011.
Um programa em C++ consiste em um ou mais arquivos. Um arquivo é uma porção de texto contendo código fonte em C++ e comandos do pré-processador. Em outras palavras, ele corresponde a um arquivo fonte em um sistema tradicional. Um arquivo é conceitualmente traduzido em diversas fases, onde a primeira corresponde ao pré-processamento, que realiza a inclusão do arquivo e a substituição de macros, e resulta em uma seqüência de símbolos. A extensão dos nomes dos arquivos fonte em C++, normalmente, é ".cpp". Entretanto, algumas implementações de C++ utilizam ".c", ".C", ".cp" ou ".cxx". 

Existem cinco espécies de símbolos em C++: identificadores, palavras-chave, literais, operadores e outros separadores. Brancos, tabulações horizontal e vertical, novas linhas, avanços de formulário e comentários (coletivamente, "espaço em branco"), são ignorados, exceto pelo fato de servirem para separar símbolos. Algum espaço em branco é necessário para separar identificadores, palavras-chave e constantes que de outro modo ficariam adjacentes.

Considerando sua estrutura, um programa em linguagem C ou C++ é uma coleção de variáveis, definições e chamadas de função, onde uma função é um conjunto de instruções com um nome e que desempenham uma ou mais ações. Quando o programa começa, ele executa o código de inicialização e chama uma função especial main(), onde é colocado o código primário para o programa. Um programa C++ mínimo consiste em:

main() { }

Este programa define a função main, que não possui argumentos e não faz nada. As chaves, { e }, são usadas para expressar agrupamentos em C++; no exemplo anterior, estas indicam o início e o fim do corpo da função (vazia) main. Cada programa em C++ deve ter uma função main. Tipicamente, um programa produz alguma saída. O exemplo abaixo mostra um programa que escreve "Hello, World!" na tela do computador.

C++pasted just now: 
1
2
3
4
5
6
7
8
/* Programa Hello, World! */

# include <iostream>
int main(){ // Funcao principal

std::cout << "Hello, World! \n";

}


A linha #include <iostream> é uma biblioteca que instrui o compilador a incluir as declarações das facilidades de um fluxo de entrada e saída padrão, encontradas em <iostream>. Sem esta declaração, a expressão cout << "Hello, World! \n" não faria sentido. O operador << ("colocar em") escreve o seu segundo argumento no primeiro. Neste caso, o string "Hello, World! \n" é escrito no fluxo de saída padrão cout. Um string é uma seqüência de caracteres entre aspas duplas. As aspas servem para o compilador entender o texto delimitado, isto é, para que ele não processe os caracteres circundados como se fossem instruções de programação ou como outros comandos. Em um string, o caracter "\" seguido por outro caracter denota um único caracter especial; neste caso "\n" é o caracter de nova linha, então é escrito "Hello, World!" seguido de uma troca de linha. O valor inteiro retornado pela função main, se houver algum, é o valor de retorno do programa ao "sistema". Se nada é retornado, "o sistema" irá receber um valor randômico.


Os comentários na linguagem C++, como mostra o exemplo, podem ser feitos de duas maneiras: ou eles começam com "/*" e terminam com "*/", podendo incluir retorno; ou eles utilizam "//" para iniciar o comentário que termina com um retorno. Este último é mais conveniente que "/* */" em comentários de uma linha.


Os principais ambientes de desenvolvimento C++, sejam eles compiladores ou ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) são: G++, Dev-C++, Ultimate++, Intel C++, Microsoft Visual C++, C++ Builder, e outros.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by @cleidimarviana | Bloggerized by Cleidimar Viana - Diário de Sistema