28 de outubro de 2010

Sistemas Lógicos: Multiplexadores e demultiplexadores

Os MUX e DEMUX ou ainda Multiplexadores e Demultiplexadores são sistemas digitais de muita importancia na eletronica digital, que podem processar informações de diversas formas, funcionando como conversores série/paralelo e vice versa. são pertencentes a classe dos circuitos lógicos combinacionais.
Um circuito lógico combinacional é aquele em que as variáveis de saída são funções determinadas pelas variáveis de entrada no instante do tempo observado, ou seja, é um circuito no qual as saídas dependem exclusivamente das entradas.

Figura 1
O multiplexador é um dispositivo que seleciona uma das entradas de dados para a saída em função das entradas de endereçamento(figura1), enquanto que, o demultiplexador endereça uma única entrada de dados para uma das saídas, também em função das entradas de endereçamento. 


1.    O multiplexador mostrado possui 4 entradas de dados D0 a D3 e 2 entradas de endereçamento ou seleção A0 e A1.

2.    O número da entrada de dados é uma função das entradas de seleção ou endereçamento, ou seja, 2n, onde “n” representa a quantidade de entradas de endereço. Para o “mux” em questão o número de entrada de dados é 22 = 4.

3.    Se um multiplexador tiver 3 entradas de endereçamento ou seleção, a quantidade de entradas de dados será 23 = 8.

4.     O demultiplexador mostrado possibilita a distribuição da entrada de dados para uma das saídas, também em função da quantidade das entradas de seleção ou endereçamento. A exemplo do multiplexador, a quantidade de saídas é uma variável dependente das entradas de endereçamento. Assim, um demultiplexador com 3 entradas de endereçamento possuirá 8 saídas (23 = 8).

CONCLUSÕES:

            Multiplexador é um circuito lógico que tendo diversas entradas de dados, permite que apenas uma delas atinja a saída por vez. O multiplexador tem como principais aplicações: seleção de dados, encaminhamento de dados, operações seqüenciais, etc.

            Demultiplexador é um circuito lógico que executa a operação inversa do multiplexador, ou seja, recebe os dados de uma única entrada e os distribui separadamente para uma das diversas saídas. O demultiplexador é muito utilizado na recepção de dados do multiplexador e em transmissão síncrona de dados.Exemplo no o cinema não é um Multiplex e sim um Demultiplex. Assim se torna fácil de você aprender a diferença. :D

TABELA DA VERDADE DE UM
MULTIPLEXADOR


DADOS
A0
A1
SAÍDA




D0
0
0
S (D0)




D1
0
1
S (D1)




D2
1
0
S (D2)




D3
1
1
S (D3)



Se por exemplo, tivermos A0 = 1 e A1 = 0, teremos o dado da entrada 3 (D2) na saída S.
TABELA DA VERDADE DE UM
DEMULTIPLEXADOR

DADOS
A0
A1
S0
S1
S2
S3


1
0
0
1





1
0
1

1




1
1
0


1



1
1
1



1


 Se por exemplo, tivermos A0 = 0 e A1 = 0, o dado na entrada estará presente em S0.
Através das tabelas da verdade apresentadas poderemos tirar a expressão lógica que dará origem ao esquema de blocos de um multiplexador e de um demultiplexador.     


           

1 comentários:

Anônimo disse...

Tenho um pic 16F877 que está configurado para 22 entradas e 8 saídas.. As saídas sei como multiplexar... Mas as entradas nãos sei se vai haver curtos.. Preciso de 80 entradas com 22 pinos (se sobrar alguns, nao tem importância.
Se puder enviar exemplo, agradeço

mecpobox@gmail.com

Grato

Postar um comentário

 
Design by @cleidimarviana | Bloggerized by Cleidimar Viana - Diário de Sistema