30 de novembro de 2010

Linguagem de Programação: Java

Introdução a Programação JAVA


A linguagem Java foi desenvolvida em 1990 por uma equipe gerenciado por James Gosling na empresa Sun Microsystems.É uma linguagem de alto nível orientada a objetos. É a primeira verdadeiramente multi-plataforma e funciona em qualquer sistema operacional. O Java surgiu baseada na Linguagem C, também e comum o C++. A origem do Java veio de uma ilha na Indonésia produtora de uma grande variedade de café homônimo, a equipe percebeu como a bebida é apreciada por profissionais da área de informática e ao tomar um café numa lanchonete local, acharam muito justo fazer essa "homenagem" colocando o nome da ilha na linguagem. Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um bytecode que é executado por uma máquina virtual. A linguagem de programação Java é a linguagem convencional da Plataforma Java, mas não sua única linguagem.
Duke (mascote do Java)

Necessidades Básicas

Para se programar em Java é necessário algumas ferramentas como:

+JDK(Ja developer kid) - um pacote com as principais classes da linguagem e um copilador.
+IDE - Uma IDE facilita muito o desenvolvimento. 

As ferramentas mais  é o NetBeans (SUM MicroSustems) e o eclipse (eclipse.org).

Compilação e Execução de códigos Java.

Java é a unica linguagem de programação realmente multi-plataforma graças a JVM(Java Virtual Machine), que é responsável pela execução de um programa escrito em Java. Um código escrito é traduzido para bytecode, que é lido e executado pela JVM(instalado na máquina). Esse processo de compilação e execução chega a ser até 20 vezes mais lento que a linguagem C, mas isso impede que o Java seja implementado com qualquer tipo de software. A JVM cria um ambiente virtual independente para a máquina que você está trabalhando, isso deu ao Java grande impulso para sua disseminação ser tão elevada quando comparada as outras linguagens. Nunca anteriormente nenhuma nova linguagem de programação recebeu tanta atenção e tornou-se tão popular em tão pouco tempo. Desde o seu surgimento, Java tornou-se uma escolha atraente para o desenvolvimento de aplicações Internet/intranet. O fenômeno Java cativou a imaginação de programadores em todo mundo e está proporcionando o desenvolvimento de uma nova geração de aplicações distribuídas. 


Compilando programa em Java

A primeira coisa a fazer para utilizar a linguagem Java é instalar o Java Development Kit, ou JDKdownloadDepois da instalação do JDK(Java Development Kit), é essencial a configuração da variável PATH do seu Windows. Se não instalou clique aqui para aprender a instalar. 


Os programas em Java podem ser criados em qualquer editor que suporte o salvamento de arquivos texto sem formatação, isto é, não devem ser utilizados aplicativos como Word e WordPad (a não ser que sempre seja salvo um arquivo de texto puro).


Portanto, abra o editor de sua preferência (pode ser até... o Notepad!) e digite o um programa qualquer. Crie uma pasta (por exemplo, "softwares") para seu uso (de preferência em outra unidade de disco e não no C:). Ao final, salve o arquivo dentro desta pasta, com o bemvindo.java(como exemplo na figura abaixo) - tenha a certeza de utilizar exatamente este nome.

Exemplos de códigos


O método main é onde se inicia o programaa. Pode estar presente em qualquer classe. Os parâmetros de linha de comando são enviados para o array de Strings chamado args.



Exemplo Criação de classes:

public abstract class Montanha {
public abstract void fazerBarulho();
}
public class Cachorro extends Animal {
public void fazerBarulho() {
System.out.println("AuAu!");
}
}
public class Gato extends Animal {
public void fazerBarulho() {
System.out.println("Miau!");
}
}
O exemplo acima cria a classe Animal e duas classes derivadas de Animal. É importante observar que nas classes derivadas temos a redefinição do método fazerBarulho(). Esta redefinição é classificada como uma sobreposição (override) de métodos. O conceito de sobreposição somente pode ser identificado e utilizado quando temos classes dispostas em um relacionamento de herança.

Java não suporta herança múltipla, devido a possibilidade de uma classe pai ter um método com o mesmo nome de outra classe pai, e gerar possíveis falhas ao chamar o método, e todas as classes em Java derivam de da classe Object. A única possibilidade de se ver herança múltipla em Java é no uso de interfaces, pois uma classe pode herdar várias interfaces.

Programa em Java para somar dois números inteiros:
import javax.swing.JOptionPane;
public class Soma{
 
  public static void main(String[]args){
 
    //declaração das variáveis
    String numeroA, numeroB;
    int numero1, numero2, soma;
 
    //pede dois números inteiros
    numeroA = JOptionPane.showInputDialog("Entre com o primeiro número inteiro");
    numeroB = JOptionPane.showInputDialog("Entre com o segundo número inteiro");
 
    //converte os números de string para inteiro
    numero1 = Integer.parseInt(numeroA);
    numero2 = Integer.parseInt(numeroB);
 
    //outra forma de conversão seria utilizar o método valueOf
    numero1 = Integer.valueOf(numeroA);
    numero2 = Integer.valueOf(numeroB);
 
    //efetua a soma dos números
    soma = numero1 + numero2;
 
    //mostra o resultado da soma para o usuário
    JOptionPane.showMessageDialog(null,"A soma dos números é: " +
    soma,"Resultado",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
  }
}


Referencias: http://www.inf.pucrs.br/ Guia do Hardware

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by @cleidimarviana | Bloggerized by Cleidimar Viana - Diário de Sistema