10 de outubro de 2010

Introdução a Linguagem C

C é uma linguagem de programação criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o Sistema Operacional Unix(que foi originalmente escrito em Assembly). Como uma das linguagens de programação mais populares existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. C tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C.

Não é necessariamente uma linguagem orientada a objeto, mas você pode pode fazer uma programação orientada a objeto se assim o desejar. Não é uma linguagem funcional, mas você pode programar funcionalmente se quiser. Como dá para perceber, a C não impõe qualquer ponto de vista. Além disto, possui todas as características de uma linguagem de programação de uso geral, como recursividade, procedimentos como tipos de dados de primeira classe e muito mais.

Muitos acham que a C não tem a simplicidade da Java ou a sofisticação da C++. É verdade. C é uma linguagem simples, sem muitas frescuras. Mas é justamente esta simplicidade que faz com que se possa controlar o que os programas realizam sem ter que se preocupar com qualquer característica escondida. O compilador não fará nada a mais do que aquilo que tenha determinado. A linguagem permanece transparente, mesmo quando se implementa características mais sofisticadas, algo do tipo da "garbage collection" típica da Java.

As linguagens surgem e desaparecem, mas a C permanece. Foi o coração do desenvolvimento do sistema operacional UNIX nos anos 70, foi o centro da revolução dos microcomputadores nos anos 80 e, quando surgiram a C++, Delphi, Java e muitas outras, a linguagem C continuou fiel à sua própria natureza.

A organização de programas C

Um programa C é composto por funções, isto é, porções menores de código que realizam determinadas tarefas, e por dados, ou seja, variáveis ou tabelas que são inicializadas antes do início do programa. Existe uma função especial denominada main, onde a execução do programa se inicia. As funções são organizadas em módulos agrupados nos arquivos fonte. Em C, a organização do código em arquivos tem um significado semântico. O arquivo fonte principal, passado como argumento para o compilador, define uma unidade de compilação.

Uma unidade pode importar definições usando a diretiva #include ou apenas declarando algum identificador como externo.

A linguagem C permite um modelo de compilação separado, isto é, você pode dividir o programa em várias unidades independentes que são compiladas separadamente e depois são concatenadas com o link editor para construir o programa final. Normalmente, cada módulo é escrito num arquivo texto separado que contém funções ou declarações de dados. As interfaces entre os módulos são escritas em "header files" (arquivos de cabeçalho) que descrevem tipos ou funções visíveis para vários módulos do programa. Estes arquivos possuem a extensão ".h" e são de dois tipos: privados, específicos para aplicação que está sendo elaborada, e para o sistema.

Toda função possui uma lista de parâmetros, um corpo e, eventualmente, um valor de retorno. O corpo pode conter declarações de variáveis locais, ou seja, variáveis que são ativadas quando a execução alcançar o corpo da função.

Exemplo de programa

Ficando na mesmice de sempre, o primeiro exemplo se refere ao código de um programa que colocará na tela "Olá Diário de Sistema!".

  1. #include
  2. int main(void)
  3. {
  4. printf("Olá Diário de Sistema!\n");
  5. return 0;
  6. }
  1. Usando a característica do compilador chamada de "pre-processamento", incluímos textualmente um arquivo completo de fonte C com a diretiva "#include". Neste exemplo incluímos o arquivo cabeçalho "stdio.h", que faz parte das inclusões padrão do compilador.
  2. Definimos uma função chamada "main" que retorna o inteiro 0 (zero) e que não recebe argumentos (void).
  3. O corpo da função é composto por declarações delimitadas pelas chaves { }
  4. Chamamos a função padrão "printf" que formata seus argumentos numa string de caracteres que é mostrada na tela. Uma chamada de função em C é escrita da seguinte maneira: nome-da-função( lista-de-argumentos ). Neste exemplo, o nome da função é "printf" e sua lista de argumentos é a string "Informática NumaBoa\n". Strings são delimitadas por aspas duplas. Em C, são representadas como um array de caracteres terminados por um byte sero.
  5. A declaração "return" indica que o controle deve ser devolvido à função chamadora. Opcionalmente é possível especificar uma valor de retorno que, neste caso, é 0.
  6. A chave terminadora "}" indica o fim da área da função.

Programas em C são definidos em arquivos texto que normalmente possuem a extensão ".c".

Referência: http://www.livinginternet.com/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by @cleidimarviana | Bloggerized by Cleidimar Viana - Diário de Sistema