30 de novembro de 2010

Java: Configurando variável PATH no Windows XP/2000

Depois de instalar o JDK(Java Development Kit - kit de desenvolvimento java), é essencial a configuração da variável PATH do seu Windows. 

Para configurar tais diretivas ( também conhecidas como "Variáveis de Ambiente" ) no Windows XP/2000, você deve fazer da seguinte maneira:

Clique no menu "Iniciar", depois em "Painel de Controle". Escolha então "Sistema". Na janela que abrir, clique na aba "Avançado" e depois no botão "Variáveis de Ambiente" como mostrada na figura.




Na próxima tela, na desejada Variável de Sistema, clique em "nova"


Insira as variáveis JAVA_HOME, CLASSPATH e PETH com os respectivos valores, porém lembrando que, neste caso, não é necessário adicionar o "SET" junto, ou seja, coloque apenas o nome da variável e o valor. Abaixo mostra a maneira correta das variáveis e a figura indicativa.

VARIAVEL: CLASS PATH
VALOR: .;JAVA_HOME

VARIÁVEL: JAVA_HOME
VALOR: C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_22 "Endereço de onde você instalou o JDK".

VARIÁVEL: PATH
VALOR: C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_22\bin



Todas as variáveis devem ficar da maneira que as coloquei para que garantir o funcionamento do Java em sua Máquina.

Para alterar a PATH, basta editar ela ( muito provavelmente já irá existir ) e setar o valor para "%PATH%;%JAVA_HOME%\\bin".

Clique em "OK" e reinicie o micro. O seu sistema deve estar pronto para compilar programas em java. Para fazer um teste, abra um prompt do MSDOS, e digite: javac

Tudo estará funcionando caso apareça uma grande mensagem explicando como utilizar o javac. Você já está pronto para programar em java!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by @cleidimarviana | Bloggerized by Cleidimar Viana - Diário de Sistema