1 de março de 2011

Qual linguagem de programação escolher?


Desenvolvedor de Sistema
Escolher uma linguagem de programação é muito difícil, quase como uma religião. Existem longas discussões sobre qual é a melhor linguagem ou sobre qual é a melhor metodologia a ser utilizada. Como se adotar uma determinada linguagem, ou uma ferramenta especifica fosse a resposta para o sucesso de um projeto ou a solução para o crescimento pessoal, até mesmo de uma empresa.
Achar que o mercado de software se resume à programadores e ao simples ato de escrever código é um grande erro. Desenvolvimento de software tem tudo a ver com paixão.
Pessoas apaixonadas estão dispostas a fazer tudo para demonstrar o seu amor por aquilo que acreditam. Aproveitando-se deste mercado, várias empresas sobrevivem vendendo cursos, livros, certificações e principalmente ferramentas e novas linguagens de programação.
Se tornar um bom programador é um processo demorado que exige bastante determinação, e na maioria das vezes acaba sendo caro. Calcule quanto você já gastou apenas no processo de aprendizagem, desde um curso básico de programação até a compra do livro mais avançado sobre a sua linguagem preferida. Se você correu atrás de uma certificação, provavelmente você gastou muito mais. Mesmos autoditadas gastam reais todos os anos comprando novos livros. E ainda existe aquela de saber qual o livro que possuem mais objetividade proporcionando um melhor aproveito.
O aprendizado nunca para nesta profissão, um bom programador sempre estará de olho em um novo livro, o tempo todo, mesmo que ainda não tenha terminado de ler os que tem em mãos. Agora some também a isto os gastos que você ou sua empresa tem com a compra de licenças de ferramentas, sistemas operacionais, computadores mais velozes e coisas do tipo.
Mas olhando pra outro lado, não existe uma “melhor ferramenta” e muito menos a “melhor linguagem de programação”. Mas existem pessoas com suas experiências e teorias. Desde o principio o homem tem se virado da melhor maneira possível com as ferramentas que tem em suas mãos. Limitações sempre nos fizeram bem, elas incentivam a inovação e nos forçam a manter o foco.
O melhor programador é aquele que sabe improvisar, se virar com o que tem em mãos. Ele tem prazer em resolver problemas que parecem impossíveis para os programadores ruins, aqueles que acreditam que somente uma linguagem de programação ou uma ferramenta única podem resolver todos os problemas.
Não invista muito em ferramentas, não compre um novo livro antes de terminar o que você está lendo e principalmente não compre tantos livros sobre a mesma linguagem de programação. Antes você programava em Java, C# ou PHP, agora você programa em Ruby, Erlang ou Scala, e amanhã você programará em alguma outra linguagem. Invista mais em você, e menos em uma linguagem de programação ou ferramenta porque estas coisas passam.
Pra ser um bom programador, tem que usar principalmente a criatividade.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by @cleidimarviana | Bloggerized by Cleidimar Viana - Diário de Sistema