18 de março de 2011

10 Motivos pra se tornar um programador...



01 – O primeiro motivo é: descobrir este mundo que lhe dá tantas opções de carreira e amplos caminhos para se trilhar.
02 – Programar é uma arte, apesar de sabermos que lógica de programação é classificada como exatas, só nós sabemos o quanto a criatividade é importante no código.
03 – Você vai entender como são feitos, jogos, efeitos especiais, sistemas, websites, robôs, inteligência artificial, dentre outros e o melhor pode escolher um desses para seguir.
04 – Você saberá o real valor das expressões “se”, “enquanto”, “onde” até em sua vida fora da profissão.
05 – Você pode trabalhar em qualquer lugar, qualquer hora, basta ter um computador a mão com o seu ambiente de desenvolvimento.
06 – Você aprenderá que nada é impossível de se criar, bastando apenas algo que te estimule sua concentração você está apto a criar qualquer coisa.
07 – Seu trabalho não será rotineiro, mas… leia bem, não será mesmo!
08 – Geralmente você não terá uma carga horária de serviço rígida para cumprir, mas você deve apresentar resultado, se você vai fazer de manhã, madrugada ou 30 horas seguidas é você quem decide.
09 – Se você gosta de café, Coca Cola, doces ou qualquer bebida que estimule você a ficar acordado e raciocinando melhor, prepare-se para consumí-las 10 vezes mais.
10 – Você poderá desenvolver um site ou uma ferramenta que revolucione a internet e ficar milionário. (Mark Zuckerberg)
Se houverem mais motivos para se tornar (ou não) um programador, compartilhe aqui conosco deixando um comentário!

17 de março de 2011

Internet Explorer 9 alcança 2,35 milhões de downloads nas primeiras 24hs

A Microsoft publicou no Windows Blog oficialmente, um relatório com o número de downloads do novo navegador da companhia, o Internet Explorer 9.


Nas primeiras 24 horas após seu lançamento (15/3), 2,35 milhões de downloads foram efetuados. O número superou as expectativas da Microsoft, visto que é mais que o dobro dos 1 milhão de downloads feitos do IE9 Beta em todo o período de testes.

De qualquer forma, esta é uma quantia modesta se comparada ao número divulgado pela Mozilla em 2008, quando o Firefox 3 entrou para o Guinness World Record com 8 milhões de downloads da versão em um único dia.

Você pode ficar por dentro das funcionalidades do IE9 através do review feito pelo Olhar Digital. Se quiser testar na sua própria máquina, o download já está disponível no hotsite do navegador.




Distribuição Linux mais indicada pra você...

Uma dúvida comum de quem quer iniciar no mundo do Linux é escolher qual distribuição usará. Afinal, são centenas de distribuições diferentes (só o site Distrowatch lista por alto umas 300) e nem sempre você tem tempo, conhecimento e pré-disposição o suficiente para testar várias distribuições. Pensando nisso, a Zegenie Studios criou um questionário simples, que pode ser respondido em menos de 5 minutos, e que ajuda a escolher a melhor distro para o seu uso.

A ideia do site é justamente queimar aquela etapa chata da busca, em que você invariavelmente acaba correndo atrás de amigos, fóruns e listas de discussão para fazer a fatídica pergunta “Qual é a melhor distribuição Linux?”. Na verdade, até nisso o questionário é bom: ele não te diz qual a melhor distribuição Linux, mas sim qual é a melhor distribuição de acordo com o seu gosto, o que você fará com ela, e até mesmo o tipo de equipamento que você usará.

Ou seja, ele leva em consideração se você pretende instalar o Linux em um notebook com mais de dois anos de vida ou em uma máquina recém-adquirida com processador de 64-bit, bilhões de gigabytes de RAM e uma placa de vídeo com mais resolução que a vida real e aponta qual a melhor distribuição para cada caso.

Uma boa pedida, e bem melhor que o “instala o Gentoo, parece difícil no começo, mas é bom que você aprende a usar o Linux” que volta e meia alguém solta por aí…

Para descobrir qual o seu par perfeito a distribuição Linux que melhor se adequa a você, apenas siga os seguintes passos. Primeiro, é preciso acessar a página do questionário e clicar no botão Take the Test.



É possível responder o questionário em vários idiomas (português incluso). A opção do idioma não fará diferença no resultado final, mas se você gosta de fortes emoções, recomendo escolher “Arabic” ou “Hebrew”. Com o idioma escolhido, começa a bateria de testes. Responda com carinho e sinceridade. Perceba que algumas respostas tem um ícone diferente, um “i”. Ao clicar nessas opções, você terá a opção de ler mais sobre o assunto. Ideal para iniciantes. Uma vez que tudo estiver respondido, o site listará as distros que melhor combinam com você, com os respectivos links para download.


Perceba que, no meu caso, o site indicou três distribuições: o Ubuntu, o Mint Linux e o Debian, distros conhecidas pela facilidade de uso e de obtenção de pacotes, e isso tem a ver com o meu perfil atual, mais preocupado em ver o sistema funcionando do que em passar as madrugadas noite adentro compilando programas ou drivers. Em outra ocasião, com certeza o resultado seria diferente.
E vocês? Quais distros vocês tiraram? 



vi no tecnoblog

Windows Mobilie 7 Série


Foi apresentado o  Windows 7 telefones da série,  a nova geração do sistema operacional da Microsoft móvel. Esta nova versão vem com uma nova interface integrada a todas as seções, não o caos que foi e é o "clássico" do Windows Mobile. Um dos meus lugares favoritos com esta nova versão é que, forçando os desenvolvedores a criar novos aplicativos através da adaptação às novas regras e forma de desenvolvimento, mas os desenvolvedores que pensam desta plataforma?
É engraçado ler este artigo Wired sobre o Microsoft Windows Mobile, a Microsoft tem muito que deixou de apoiar as suas ferramentas de desenvolvedor, levando ao abandono de algumas das principais desenvolvedoras independentes, com foco em outras plataformas como o iPhone, o Android e BlackBerry OS. Quando você tem tantos desenvolvedores riled por fragmentação dos probres plataforma e ferramentas, como dá agora o Windows Mobile 7 é agradável, sem mais apoio da Microsoft vai ser deixados como estão.
O ponto é que eu acredito que a Microsoft está dando um pouco para trás para pequenos criadores por um motivo, eles querem mais controle. Por exemplo, atualmente uma das aplicações mais baixadas a partir de quase qualquer terminal são para redes sociais, se a Microsoft que criou esse aplicativo construído sobre os problemas do sistema são removidos.
Microsoft vai ficar mais envolvido com o desenvolvimento dos fabricantes de hardware, da mesma forma que o Google faz com alguns terminais, como foi o marco da Motorola e Nexus One. Temos uma plataforma talvez um pouco mais acentuada, provavelmente mais controlado pela Microsoft , em que o Silverlight e Bing será o centro de tudo nesta plataforma, não é tão grave, não é tão diferente como o que faz da Apple QuickTime, HTML5 eo seu iPhone.
De qualquer maneira, a MIX 2010 vai saber mais das novas ferramentas de desenvolvimento, não há realmente vai ver se alguma coisa mudou na Microsoft.

Humor: Artigos escritos em Linguagem de Programação...


Python é uma linguagem tão compacta que pode reduzir 1/3 de uma programação em Java. E aprender uma nova linguagem de programação significa aprender a pensar de outra forma. Aprender uma linguagem dinâmica representa uma mudança de paradigma ainda mais forte para aquelas pessoas que passaram anos desenvolvendo em linguagens estáticas.


9 de março de 2011

C# (Csharp) : Conversao de Decimal para Binario

Com tantas linguagens de programação a escolher, decidi mesmo encarar o C#(CSharp), pois vejo muitas vantagens nele. Estou trabalhando com o Visual Studio 2010 Professional, que também oferece muita facilidade na programação. A princípio, criei esse programa abaixo que converte um número Decimal para Binário, dê uma olhada:


using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;

namespace Conversao_dec_binario
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {

            //criando variável quer receberá o valor digitado
            int numero;
            
             //Console.Write Imprime na tela uma aviso
            Console.Write("Digite um número..:");

            //onde vai ser recebido o valor digitado e armazenado na variável numero
            numero = int.Parse(Console.ReadLine());

            int[] v = new int[32];

            for(int i=0; i<32; i++)
            {
                v[i] = -1;
             }
           
            int index = 0;
            while(numero>0)
            {
                v[index]=numero%2;
                index++;
                numero=numero/2;
            }

            int j;
    
            for(j=index-1;j>=0;j--)
            {
                Console.Write(" "+v[j]);
            }

            //Console.ReadKey enquando não digitar qualquer tecla o programa não sai!
            Console.ReadKey();       
        }
    }
}

1 de março de 2011

Qual linguagem de programação escolher?


Desenvolvedor de Sistema
Escolher uma linguagem de programação é muito difícil, quase como uma religião. Existem longas discussões sobre qual é a melhor linguagem ou sobre qual é a melhor metodologia a ser utilizada. Como se adotar uma determinada linguagem, ou uma ferramenta especifica fosse a resposta para o sucesso de um projeto ou a solução para o crescimento pessoal, até mesmo de uma empresa.
Achar que o mercado de software se resume à programadores e ao simples ato de escrever código é um grande erro. Desenvolvimento de software tem tudo a ver com paixão.
Pessoas apaixonadas estão dispostas a fazer tudo para demonstrar o seu amor por aquilo que acreditam. Aproveitando-se deste mercado, várias empresas sobrevivem vendendo cursos, livros, certificações e principalmente ferramentas e novas linguagens de programação.
Se tornar um bom programador é um processo demorado que exige bastante determinação, e na maioria das vezes acaba sendo caro. Calcule quanto você já gastou apenas no processo de aprendizagem, desde um curso básico de programação até a compra do livro mais avançado sobre a sua linguagem preferida. Se você correu atrás de uma certificação, provavelmente você gastou muito mais. Mesmos autoditadas gastam reais todos os anos comprando novos livros. E ainda existe aquela de saber qual o livro que possuem mais objetividade proporcionando um melhor aproveito.
O aprendizado nunca para nesta profissão, um bom programador sempre estará de olho em um novo livro, o tempo todo, mesmo que ainda não tenha terminado de ler os que tem em mãos. Agora some também a isto os gastos que você ou sua empresa tem com a compra de licenças de ferramentas, sistemas operacionais, computadores mais velozes e coisas do tipo.
Mas olhando pra outro lado, não existe uma “melhor ferramenta” e muito menos a “melhor linguagem de programação”. Mas existem pessoas com suas experiências e teorias. Desde o principio o homem tem se virado da melhor maneira possível com as ferramentas que tem em suas mãos. Limitações sempre nos fizeram bem, elas incentivam a inovação e nos forçam a manter o foco.
O melhor programador é aquele que sabe improvisar, se virar com o que tem em mãos. Ele tem prazer em resolver problemas que parecem impossíveis para os programadores ruins, aqueles que acreditam que somente uma linguagem de programação ou uma ferramenta única podem resolver todos os problemas.
Não invista muito em ferramentas, não compre um novo livro antes de terminar o que você está lendo e principalmente não compre tantos livros sobre a mesma linguagem de programação. Antes você programava em Java, C# ou PHP, agora você programa em Ruby, Erlang ou Scala, e amanhã você programará em alguma outra linguagem. Invista mais em você, e menos em uma linguagem de programação ou ferramenta porque estas coisas passam.
Pra ser um bom programador, tem que usar principalmente a criatividade.

 
Design by @cleidimarviana | Bloggerized by Cleidimar Viana - Diário de Sistema